Já estamos em dezembro, por isso, é momento de começar a pensar no próximo ano. Sendo assim, decidimos separar 5 tendências para 2020.
Estar de olho no que é tendência no mundo é extremamente importante. Especialmente se você deseja aumentar a sua retenção de associados e, além disso, garantir a fidelização e evitar a perda de membros.
Por isso, vamos começar a falar de 5 coisas que devem ser observadas por quem quer arrasar em 2020.
5 tendências para 2020
1 – Experiência em aplicativos
De acordo com um estudo do Ibope 70% dos brasileiros são internautas. Além disso, a pesquisa mostrou que, atualmente, o Brasil possui cerca de 230 milhões de Smartphones e 97% dos usuários usam a internet por meio desses dispositivos.
Não é segredo para ninguém que a população está cada vez mais dependente desses aparelhos. Mas nós podemos mostrar isso com números, graças a um estudo realizado pela Community Brands:
- 64% dos membros de associações dizem que se sentiriam perdidos sem os seus Smartphones;
- 56% afirmam que sentem a necessidade de checar os aparelhos todas as vezes que escutam sons ou sentem vibrações;
- 50% dizem que estão sempre usando os Smartphones.
Portanto, uma associação precisa estar conectada aos Smartphones se quiser manter uma conexão com o usuário. A melhor forma disso é a criação de um aplicativo que mantenha a união dos integrantes.
O que o aplicativo poderia ter?
- Conexão de membros – essa é uma ótima oportunidade para permitir a ampliação do networking. Por isso, é importante investir nessa funcionalidade;
- Discussões e colaborações entre membros – um espaço para interações e discussões é ideal para que os membros possam se informar mais e debater sobre diversos assuntos. Além disso, também é ideal manter um feed informativo, permitindo que todos saibam mais sobre os assuntos relevantes para a profissão.
- Renovação e pagamento da associação – além de ser mais fácil manter os seus associados informados a respeito das datas de renovação, também é o ideal para facilitar o pagamento e a manutenção das matrículas;
2 – Comunicação digital e automatizada
Mais uma vez nós voltamos a falar em automatização, mas dessa vez ela está mais relacionada ao modo como sua associação se comunica com os associados.
É muito importante que a associação se mantenha na vida dos associados. O que eu quero dizer com isso? É que pode ser fácil para um membro esquecer o motivo de continuar em uma associação.
Portanto, é necessário manter o diálogo e gerar conteúdo de qualidade. Mas já passou do tempo em que você precisava fazer coisas como digitar os emails de todas as pessoas.
Listas de emails são necessárias, bem como alguns emails automáticos. Por exemplo, para a confirmação de pagamento, de renovação de parceria etc.
É muito importante que toda a sua base saiba o quão importante ela é. Ou seja, por mais que seja algo automatizado, é uma forma de demonstrar o quanto a empresa dá atenção para todos.
3 – Carreira e recolocação no mercado
Uma das coisas que mais garante a retenção de membros é você poder ser útil para quem está começando a carreira ou deseja se recolocar no mercado.
Por isso, seja a fonte mais confiável para os seus associados. Pode ser no seu site, Linkedin, Facebook, Instagram ou no App. O importante é ter um espaço com vagas de emprego, notificações para quem se encaixa nas vagas e, até mesmo, dicas para entrevistas e currículos.
Além de ser mais um benefício, também é um modo de garantir mais interação entre os usuários e as suas páginas.
4 – Formas curtas de aprendizado
Todo mundo sabe que as pessoas estão cada vez menos interessadas em passar muito tempo em uma mesma atividade. Um dos fatores cruciais para essa questão é o fato de que nosso tempo livre é cada vez mais escasso.
Entretanto, o mercado continua exigindo que nós tenhamos cada vez mais habilidades e conhecimentos. Portanto, é fundamental, para quem quer se destacar, fornecer formas de aprendizado rápidas e de qualidade.
Ou seja, seja em um vídeo ou um texto escrito é legal que a pessoa consiga consumi-lo em qualquer lugar e gastando apenas alguns minutos, mas acrescentando conhecimentos relevantes.
5 – Privacidade e segurança de dados
De acordo com a Community Brands 71% dos membros de associação estão preocupados com a segurança de seus dados. Por isso, é fundamental que você mantenha os dados dos seus associados em segurança, garantindo a lealdade.
A forma mais simples de fazer isso é manter todos os dados em um único lugar. Afinal de contas, se você não possui um software para isso e precisa ficar alterando o local de armazenamento de dados, você permite que seu sistema seja frágil.
Além disso, é importante garantir que essas informações só possam ser acessadas por pessoas de confiança. Por isso, invista também em softwares de segurança.
Você já pensou em outras tendências para 2020?