gerenciamento de associação

Gerenciamento de associação: já fez seu check-up para 2020?

Gerenciamento de associação

Check-up é um termo muito médico, mas muito preciso. Afinal de contas, ele simboliza algo que todos temos que fazer para realizar o bom “prevenir ao invés de remediar”. Portanto, nada mais certo do que fazer isso com o gerenciamento de associação.

Aqui no blog eu já falei sobre retenção de associados, sobre como manter os dados cadastrais atualizados e a importância do uso de tecnologias. E eu voltarei a falar sobre esses tópicos no texto de hoje.

O motivo? Por mais que você ache que tudo está bem com relação ao gerenciamento de associação, o fim do ano é sempre um bom momento para rever as suas políticas.

Portanto, vamos observar alguns pontos que podem ser observados.

Como sua associação gerencia os dados dos membros?

Supondo que você precise acessar os dados dos seus associados, qual é o lugar de armazenamento? Existe um único local? Toda a sua equipe tem acesso ao banco de dados? Isso é feito de forma rápida e eficaz?

Bom, se sua resposta para todos esses questionamentos for sim, então você pode pular esse tópico. Mas se você mantém os dados armazenados em vários lugares ou se é difícil ter acesso à esses documentos, então é hora de mudar.

Vamos falar sobre tecnologia? Hoje em dia existem softwares para gestão de associações que podem ajudar muito nesse quesito. Dessa forma, você poderá evitar o desperdício de tempo, de dinheiro e, além disso, a insatisfação dos membros.

Como sua equipe acessa os dados?

Nós vivemos na era da tecnologia e, por isso, qualquer negócio que quer sobreviver precisa saber lidar com as novidades. Por isso, é preciso pensar nas formas de acesso aos dados.

Afinal de contas, se você já solucionou um problema e sua equipe consegue acessar todas as informações necessárias, também é preciso pensar em como isso será feito.

Em qualquer negócio é de extrema importância a antecipação a problemas. Ou seja, é preciso planejar e pensar como uma situação pode ser resolvida antes mesmo dela acontecer. Portanto, é necessário pensar que, em caso de emergência, como a equipe vai se comportar?

Será necessário avisar a todos sobre os problemas, convocar uma reunião e esperar que todos cheguem ao escritório? Pode até ser, mas o ideal é que todas as informações importantes já tenham sido acessadas pelos responsáveis.

Por isso eu tenho mais uma dica sobre a escolha do software de gestão: escolha um que permita o acesso remoto feito por um dispositivo móvel. Dessa forma seu staff poderá trabalhar de qualquer lugar.

Como lidar com as operações diárias?

Mais uma vez vamos ter que falar sobre tecnologia. Para uma associação que está começando talvez funcione um sistema manual de operações diárias. Entretanto, é fácil perceber que isso é inviável depois de um tempo.

Mais uma vez é um caso de economizar, ou não, tempo e dinheiro. Se sua equipe estiver mais livre para lidar com outros fatores, é possível fazer muitos avanços com relação aos benefícios para os membros.

Portanto, automatize tudo o que puder ser automatizado.

Como os membros se conectam entre si e com a organização?

Engajar os membros é algo de extrema importância e, hoje em dia, quase todo mundo está fazendo uso de redes sociais. Portanto, é fundamental que sua associação faça parte da rede.

Aliás, é importante que essa estratégia esteja diretamente relacionada à sua estratégia de marketing, como uma forma de complemento.

Além de tudo, é uma ótima forma de manter os seus associados em contato entre si. Especialmente pelo fato de que uma rede como o Instagram, por exemplo, permite que você marque as pessoas em uma foto. Então, depois de um evento, você facilita o contato entre os membros.

Como você rastreia a aquisição e a retenção?

Quanto mais a sua associação cresce, mais necessário se torna a produção de relatórios. Mas isso não deve ser feito apenas por grandes associações. Afinal, quanto antes você começa, mais você aprende a fazer.

Portanto, deixe sua equipe preparada para fazer análise de dados e relatórios. Quem está sendo atingido pela sua associação? Qual o perfil dessa pessoa? Quem é o seu público?

Se você fizer essa análise, será muito mais fácil manter a saúde da sua associação em 2020. Assim, vocês poderão crescer cada vez mais.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *