Pode ser que em outros tempos fosse fácil arrecadar fundos para uma associação. Porém com a crise financeira que está instaurada no país, o cenário se torna diferente. Por isso, é necessário pensar em formas e aliados para o aumento da arrecadação.
Esse tipo de situação, gera uma série de questionamentos em quem gerencia um negócio. Por exemplo:
- Como conseguir fazer com que mais pessoas contribuam financeiramente com a sua associação?
- Como garantir que você não vá falir?
- O que fazer para auxiliar o aumento da arrecadação?
Por isso, nós resolvemos fazer esse texto. A ideia é auxiliar você no desenvolvimento da sua associação. Portanto, não exite em nos procurar caso você precise da nossa ajuda.
Conecte-se com os seus associados
Em 2017 foi realizado, nos Estados Unidos, o estudo “Member Loyalty Study: A Deep Dive into Member Preferences and Retention”. Em tradução livre, Estudo da Lealdade de Membros: Um olhar profundo sobre as preferências e retenção de membros”.
Segundo esse estudo, boa parte dos membros de uma associação não se sente conectado com a mesma. Ou seja, eles são membros, mas não se sentem parte de uma associação.
Mas como é possível mudar esse cenário?
É necessário uma gestão completa dos associados. Portanto, é preciso compreender plenamente alguns fatores como:
- Qual a área de atuação dos seus associados?;
- Quais os valores que os membros esperam da associação?;
- Quem são os seus membros?
Tudo isso pode ser respondido com algum sistema de gestão para associação. Afinal de contas, como se descobre tudo isso? Por meio de análise de dados.
Com certeza você já coletou dados sobre os seus associados e já está mais do que na hora de usá-los. Atualmente, as pessoas esperam um atendimento cada vez mais personalizado.
Isso te garante maior fidelização e, portanto, impede que você perca associados. Mas não é apenas isso. Um membro fiel aceita com mais facilidade aumentos na mensalidade e, além disso, é mais generoso nas contribuições.
Se aproxime dos jovens
Se aproximar dos mais jovens é uma ótima ideia para conseguir novos associados e, assim, um aumento da arrecadação. Em primeiro lugar é preciso levar em consideração o fato de que boa parte deles ainda não está fidelizado com nenhuma instituição.
Em segundo lugar está o fato de que eles ainda não possuem “vícios institucionais”. O jovem que não faz parte de uma associação não tem os preconceitos causados por experiências ruins.
Portanto, é mais fácil iniciar um diálogo com essa pessoa. Afinal de contas, ela está mais aberta para entender os benefícios do pagamento em dia das mensalidades.
Além disso, ela está mais aberta para outros tipos de colaboração. Pois essa pessoa não precisa ser convencida de que a sua associação não é como as outras.
Por isso, é muito importante tomar cuidado com tudo o que você garante fornecer com a sua associação. Pois o público jovem, se bem convencido e recebendo corretamente tudo o que a associação pode fornecer, têm o potencial de se tornar um associado fiel por muitos anos.
Use as redes sociais para mostrar o potencial da instituição
Se você vai em busca do público jovem, é claro que precisa estar presente nas redes sociais. Porém, isso precisa ser feito da maneira mais correta possível.
As redes sociais são ótimas ferramentas para associações. Afinal de contas, você conseguirá expor todas as vantagens que possui. Ou seja, por qual motivo uma pessoa deve se associar com você?
Além disso, é possível mostrar todas as ações que estão sendo realizadas. Isso responde para qualquer usuário exatamente o que eles desejam saber:
Meu dinheiro está sendo gasto com o que? Vale a pena o meu investimento?
Por isso, invista nas redes sociais e não se esqueça de sempre alimentá-las com conteúdo de qualidade.
Além disso, vale lembrar que o investimento financeiro em social media é muito baixo e mesmo que você queira investir em anúncios, você não gastará muito. Portanto, use e abuse das redes sociais. E sempre tenha o foco na satisfação e informação dos seus clientes.
Lembra do nosso primeiro tópico? Conectar-se com o seu associado? Nas redes sociais você vai fazer isso de forma macro, mostrando para todos assuntos de interesse geral, valores e benefícios.
Deixe o atendimento personalizado para ações por email ou um help desk, por exemplo. E mais uma dica, pense duas vezes antes de usar o telefone. A maioria das pessoas atualmente não tem tempo para esse tipo de abordagem.