Por que manter seus dados cadastrais atualizados?
Mudar de casa, emprego ou número de telefone são coisas naturais. Acontece com todo mundo. Porém, é sempre preciso lembrar de manter os seus dados cadastrais atualizados em tudo o que for importante para você.
Sempre que você faz cadastro em alguma coisa, entende-se que você pretende criar um vínculo. Entretanto, isso só pode ser mantido se a instituição consegue entrar em contato com você quando necessário.
Por exemplo: quando você é parte de uma associação ou sindicato, você precisa pagar as taxas. Além disso, em troca você espera receber auxílios, cursos, ajuda profissional etc.
Portanto, é importante para a gestão de associações ou sindicatos consiga te encontrar facilmente. Seja por questões relacionadas a pagamento, seja para te informar a respeito de atividades.
Como é impossível acreditar que uma instituição consiga manter controle da atualização de dados cadastrais, é fundamental que o indivíduo seja responsável por essa prática.
Ou seja, sempre que você fizer alterações na sua vida, entre em contato com o seu sindicato para atualizar os seus dados.
Use copywriting para convencimento do usuário
Existe uma área de atuação chamada copywriting – que é importante não confundir com o copyright. Por isso, antes de mais nada vamos explicar qual a diferença entre esses dois conceitos de forma bem básica.
- Copyright – é o chamado direito autoral. O direito que um criador tem por sua obra e que permite que essa pessoa receba ganhos financeiros sempre que sua criação for usada.
- Copywriting – é um estilo de escrita persuasivo, que é capaz de convencer um leitor a aderir a um produto e/ou serviço.
Ou seja, nesse caso eu estou falando de copywriting. Você precisa usar essa técnica para convencer os usuários de que ter os dados cadastrais atualizados.
Afinal de contas, por mais que um usuário saiba que esse trabalho é necessário, ele pode deixá-lo para depois. Quem nunca deixou um problema considerado de menor proporção para depois e esqueceu de resolvê-lo?
Portanto, a função do copywriting é justamente convencer o usuário de que ele precisa disso. Seres humanos são preocupados com as vantagens e benefícios que um serviço pode oferecer. Por isso, cabe a você convencer o usuário de que manter dados cadastrais atualizados é bom para ele.
Para garantir que a eficácia de qualquer contrapartida que você espera do seu filiado – ou consumidor – é necessário mostrar que essa pessoa só tem o que ganhar ao seu lado.
Então como manter os dados cadastrais atualizados?
Como eu estava dizendo, nós nos preocupamos com nós mesmos. O maior exemplo disso é o Instagram. É verdade que nós usamos a rede social para ver fotos de outras pessoas. Entretanto, são as nossas fotos que nós queremos ver curtidas.
A excitação que você sente quando percebe que estão curtindo uma foto só sua é completamente diferente de quando é uma foto em grupo, por exemplo.
Portanto, é importante mostrar que manter os dados cadastrais atualizados não é bom para o coletivo, mas sim, para o indivíduo.
Se um sindicato faz uso de um software de gestão e realiza sorteios anuais para os seus filiados. Uma pessoa só poderia participar se estivesse com todos os dados corretos, afinal de contas, só assim o software pode trabalhar corretamente.
A mensagem teria que ser algo chamativo como ” Sindicato leva você para as Bahamas”. Você acha mesmo que alguém iria perder uma oportunidade assim por falta de atualização de cadastro?
Ou mesmo se fosse algo mais simples, como sorteios mensais de cursos. Com certeza o número de filiados com dados cadastrais desatualizados vai ser reduzido. Vamos ver alguns exemplos práticos.
The Credit Union National Association é uma associação dos Estados Unidos, mais conhecida como CUNA. A associação atua com seis conselhos e, em 2015, eles criaram uma nova campanha que dizia:
“Sua associação de união de crédito tem um membro em cada um dos seis conselhos?”
O objetivo era encorajar os associados a pensar no seu grau de participação nos conselhos. A campanha que começou com 152 participantes nos conselhos, terminou com 249, ou seja, um crescimento de 64%.
A associação americana NAADAC – Association for Addiction Professionals – começou a enviar newsletters personalizadas. Nelas, eles escreveram a data de expiração do cadastro de cada pessoa. Além disso, eles acrescentaram um link para quem quisesse renovar as informações.
Com isso, eles conseguiram aumentar de forma exponencial o número de cadastros.
O que você tem feito para manter os números cadastrais atualizados no seu sistema?