cursos mais procurados

Cursos mais procurados – um diferencial para a sua associação

O mundo está mudando. E, seguindo as evoluções tecnológicas, a educação também tem apresentado muitas mudanças. Mas como isso pode ser aplicado para associações? 

Recentemente foi realizado um estudo pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com a Rede Conhecimento Social e o Ibope Inteligência. Esse estudo analisou a relação entre os jovens e a internet.

De acordo com essa pesquisa, os jovens entre 15 e 29 anos, afirmaram que não acreditam que o uso de tecnologias ajudem o aprendizado. Porém, esse cenário não se reflete nos cursos profissionalizantes.

Cada vez mais estudantes têm procurado cursos de EAD – ensino a distância. Além disso, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por isso, o trabalhador da atualidade está procurando sempre por mais especializações.

Porém, as cargas de trabalho também são muito elevadas. Ou seja, as pessoas se encontram em uma paradoxo cada vez maior: a necessidade de se especializar mais para manter o emprego e crescer na carreira e a falta de tempo para realizar essas atividades.

Portanto, uma associação que pretende ter cada vez mais associados precisa se preparar para oferecer cursos a distância. E com cada vez mais busca de cursos relacionados à saúde física e mental.

Mas quais cursos uma associação pode oferecer? Como eu quero falar com todas as associações, vou falar de cursos mais genéricos, que servem para todas as áreas.

Entretanto, é muito importante que você pense também em cursos que são específicos para a área de atuação dos seus associados.

Alguns dos cursos mais procurados

1 – Educação

Todas as áreas precisam de bons cursos e educadores. Por isso, muita gente tem apostado na criação de cursos online. Entretanto, como ensinar também é algo que se aprende, a busca por cursos na área da educação está cada vez mais elevada.

Muitas pessoas querem passar seu conhecimento adiante e, com isso, gerar mais uma fonte de renda. 

Mesmo porque esse tipo de ensino pode ajudar uma pessoa a atingir um objetivo que nos leva ao nosso próximo curso.

2 – Oratória

Se as pessoas já conhecem a sua didática e gostam do que você ensina é mais fácil você ser procurado para dar palestras. E todo mundo sabe que palestrar é algo muito valorizado. Entretanto, o ato de saber ensinar não significa saber falar em público.

Por isso, é cada vez mais comum a busca por cursos de oratória. Além disso, cursos como esse possibilitam que a pessoa consiga fazer apresentações no trabalho com mais facilidade, permitindo que a busca por um posicionamento melhor no mercado de trabalho não seja tão sofrida.

3 – Liderança

As novas diretrizes do mercado de trabalho buscam mais líderes e menos chefes. Atualmente, muitas empresas querem que quem for ocupar cargos de liderança saibam realmente liderar um grupo. 

Ou seja, compreender os colaboradores, saber usar os pontos fortes de cada um e respeitar os pontos fracos. Dessa forma, espera-se que a equipe consiga trabalhar melhor e produzir mais resultados.

Sendo assim, é muito importante entender o novo mercado e aprender a lidar com os seus funcionários. Pois só isso te ajudará a crescer mais na sua carreira e com um leque maior de opções de locais de trabalho. 

4 – Marketing

Seja qual for a sua área de atuação é muito importante saber se vender. Ainda mais agora que o mercado permite outras opções além do CLT e do trabalho informal.

O número de freelancers cresce cada vez mais e um estudo de 2018 chegou a afirmar que 77% dos brasileiros já estavam atuando como freelancers.

Por isso, fica claro que é preciso se preocupar com a concorrência. É quase como se você fosse uma empresa. 

E, no mundo tecnológico em que vivemos, é muito importante ter seu próprio site, portfólio online e uma boa estratégia de marketing pessoal.

5 – Inteligência Pessoal

O século XXI surgiu com cada vez mais preocupações relacionadas a doenças psicológicas. Em 2019, o número de brasileiros com síndrome de burnout – uma exaustão profissional – chegou a 33 milhões.

Por isso, também tem aumentado cada vez mais o número de pessoas que tentam prevenir esse tipo de doença. Por isso, cursos de inteligência emocional além de serem bem requisitados, mostram que sua associação se preocupa com a saúde dos associados.

O que a associação ganha com isso?

Como já foi abordado em outros textos, uma associação com vontade de crescer precisa mostrar uma série de diferenciais para os seus associados. Por isso, a inclusão desses cursos pode ajudar muito.

Especialmente se for feita a opção pelo auxílio de tecnologias. Aulas online permitem que os alunos sejam mais frequentes nos cursos e valorizem ainda mais essa possibilidade.

Portanto, tenha foco em aulas online dos mais variados temas. Isso pode ajudar a atrair mais pessoas para a sua associação. 

Fontes 1 e 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *